Golpe no WhatsApp que promete cerveja gratuita faz mais de 159 mil vítimas
O número de pessoas enganadas triplicou em menos de 4 horas
O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, detectou nesta quinta-feira (16) um novo golpe disseminado pelo Whatsapp e que utiliza indevidamente o nome da cervejaria Heineken para enganar vítimas com a falsa oferta de quatro barris de cerveja grátis.
O número de vítimas têm crescido rapidamente: em menos de quatro horas após identificados os links maliciosos, o número de vítimas saltou de 55 mil para 159 mil.
O golpe funciona da seguinte forma: ao tocar no link enviado pelo criminoso, o usuário é levado para uma página e incentivado a responder perguntas que servem unicamente como fator de distração. No entanto, independente das respostas, no fim do questionário, a página diz que a vítima se qualificou para ganhar 4 barris de cerveja.
Neste momento, após seduzir a vítima com a promessa do falso brinde, o criminoso o induz a compartilhar a falsa promoção com 10 contatos ou grupos no WhatsApp e acaba por conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes. Com isso, garanta-se que futuras tentativas de roubo de dados possam acontecer sem grandes dificuldades.
O alerta é para como os criminosos se aproveitam do eventos e temas em alta na Internet para desenvolverem novos golpes. O movimento #FiqueEmCasa, que ganhou proporção nos últimos meses nas redes sociais, junto do nome de uma marca foi usado como isca para ganhar a confiança das pessoas.
A reação de Lula ao ser aconselhado a decretar intervenção na segurança do Rio
A provocação de Lázaro Ramos após megaoperação no Rio
Quem são os chefões do Comando Vermelho mortos na megaoperação do Rio
Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio
Combate ao tráfico: Cláudio Castro se sai melhor que Lula, aponta pesquisa







